‘Millennials’ a geração de empreendedores 4.0

Data: Maio 17, 2017

[Image: ‘Millennials’ a geração de empreendedores 4.0]

A geração ‘millennials’ é a geração nascida entre 1980 e 1996, com elevados índices de formação e qualificação, em que a inserção no mercado de trabalho é, todavia, um desafio permanente e o desemprego jovem uma realidade que a assiste. É uma geração consumista mas racional naquilo que quer consumir, sem excessos, face aos baixos rendimentos que aufere, e sobretudo mais experenciadora do que proprietária. Uma vez que casa e carro próprios não são prioridades, preferem as viagens e outras experiências, mas com elevados padrões de relação preço versus qualidade. A constituição de família, como acontecia nas gerações anteriores, não é de todo uma prioridade para esta geração.

Este retrato geracional, mais ou menos discutível, apesar de poder pecar por excesso por via de alguma generalização, é o que nos permite hoje compreender a apetência de toda uma geração pelo empreendedorismo, por um lado, como forma de estar na vida, o que nos remete para uma crescente cultura empreendedora. Por outro como forma de triunfar no mercado de trabalho, cada mais competitivo, por via da criação da sua própria startups, do seu próprio negócio, plenamente identificado com o mercado global, no qual as regras de consumo são hoje em larga escala ditadas pela própria geração ´millennials´.

É neste contexto que vimos nascer um empreendedorismo 4.0, ditado por estes jovens empreendedores ‘millennials’, que sabe o que a sua geração quer e o peso que tem e terá no mercado de consumo final. Esta geração de empreendedores também sabe que o seu potencial triunfo e sucesso têm obrigatoriamente de assentar na sua capacidade de inovação e de criatividade. A capacidade de criar produtos e serviços disruptivos, de elevado valor acrescentado, numa sociedade de consumo em que os seus padrões têm sofrido uma mutação tremenda. Os jovens, também eles consumidores, são cada vez mais racionais a consumir, menos fidelizados a marcas, com forte preferência por produtos e serviços personalizados, customizados, o que constitui um tremendo desafio, em especial para as grandes multinacionais, mas que permite a estes jovens empreendedores serem casos de sucesso e de inspiração para outros jovens. É uma geração mais empreendedora que as anteriores e mais racional no consumo final e isso é uma tremenda mais-valia na definição da sua ideia de negócio e do modelo de negócio associado, para além de ser uma geração altamente globalizada.

Também aqui Portugal tem tido a capacidade de se assumir cada vez mais como um país empreendedor, diferenciando-se pela inovação, tecnologia e criatividade, que são hoje o selo de qualidade de muitas das nossas startups que triunfam em mercados cada vez mais globais e competitivos. Este é também um trabalho desenvolvido, de forma estruturada e consolidada, por muitas das nossas universidades e politécnicos, sabendo promover o melhor do empreendedorismo, dando lugar em alguns casos a verdadeiros clusters, dos quais têm saído estas startups de sucesso, que fazem com que hoje tenhamos um ecossistema cada vez mais amadurecido e competitivo, com capacidade de dar cartas internacionalmente e atrair investidores.

O triunfo mundial é de startups como a Uber ou a Airbnb, mas não esqueçamos importantes startups portuguesas como a Farfech, a Uniplaces ou a Chic by Choice, entre tantas outras, pensadas e criadas por empreendedores ´millennials´, e que são prova provada de toda uma geração que dá cartas no empreendedorismo 4.0.

Assim, e para que as futuras gerações sejam ainda mais bem-sucedidas e Portugal entre definitivamente na rota do crescimento e desenvolvimento económico, para o qual as startups são um importante contributo, importa hoje, mais do que nunca, debater a educação, a formação e a capacitação dos nossos jovens e de que forma podemos preparar o nosso sistema educativo para uma economia e uma indústria de base 4.0.

Ricardo Carvalho - Presidente Executivo da Fundação da Juventude e Membro do Conselho Estratégico da Futurália

Outras notícias

[Image: Inscrições abertas para a Bolsa do Empreendedorismo 2017]

Inscrições abertas para a Bolsa do Empreendedorismo 2017

A Representação da Comissão Europeia em Portugal convida-o/a a participar na Bolsa do Empreendedorismo, a realizar a 9 de maio - Dia da Europa na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

Abril 24, 2017

[Image: 25º PEJENE]

25º PEJENE

Está lançada a 25ª edição do PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas, promovido pela Fundação da Juventude.

Março 15, 2017

[Image: Concurso de ideias JOVEM EMPREENDE @ PORTO]

Concurso de ideias JOVEM EMPREENDE @ PORTO

O Concurso de Ideias JOVEM EMPREENDE @ PORTO visa promover o empreendedorismo criativo e social, fomentando a geração de ideias e de negócios inovadores, na cidade do Porto.

Março 15, 2017

[Image: Concurso Artes e Talentos 2017]

Concurso Artes e Talentos 2017

A Fundação da Juventude anuncia a Open Call da 3ª Edição do Concurso Artes & Talentos, iniciativa que premeia projetos expositivos para o Palácio das Artes – Fábrica de Talentos.

Março 15, 2017

[Image: 1º Concurso Jovens Empreendedores]

1º Concurso Jovens Empreendedores

A Fundação da Juventude promove a 1ª Edição do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores, iniciativa que visa promover o empreendedorismo criativo e social, fomentando a geração de ideias e de negócios inovadores.

Março 15, 2017

[Image: Fundação da Juventude e Câmara Municipal do Porto apostam na formação para o empreendedorismo]

Fundação da Juventude e Câmara Municipal do Porto apostam na formação para o empreendedorismo

EMPREENDE JOVEM constitui uma estratégia de formação e educação para o empreendedorismo, a partir do qual a Fundação da Juventude e a Câmara Municipal do Porto se juntam...

Março 06, 2017

[Image: Fundação da Juventude inaugura espaço de Formação Profissional no Porto]

Fundação da Juventude inaugura espaço de Formação Profissional no Porto

Com dois centros de formação a funcionarem no Porto e em Lisboa, a Fundação da Juventude renova este ano a sua aposta na Formação Profissional.

Março 06, 2017

[Image: Fundação da Juventude reabre Ninho de Empresas no Porto]

Fundação da Juventude reabre Ninho de Empresas no Porto

A Fundação da Juventude informa que o Ninho de Empresas Porto – StartUp Juventude, já está aberto...

Março 06, 2017

[Image: StartUP Juventude arranca...]

StartUP Juventude arranca...

StartUP Juventude arranca com dois espaços de co-working e incubação de empresas

Março 06, 2017

[Image: Contact]

Precisa de ajuda?

Palácio das Artes | Largo de S. Domingos, 19 | 4050-545 Porto

Tel.: (+351) 223 393 530 | Fax: (+351) 223 393 544

info@empreendejovem.pt